sexta-feira, 8 de junho de 2012

Energia Eólica em Santa Catarina
Vejamos primeiro o que é exatamente a energia eólica: É a energia obtida pelo movimento do ar (ventos). Fonte de energia abundante, renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A estimativa é que em 2020, o mundo terá 12% de energia gerada pelo vento, com uma capacidade instalada de mais de 1.200GW.
No Sul do Brasil começaram a ser instalados os primeiros parques de usinas eólicas, feitas em SC e RS. Atualmente  está sendo concluída uma nova usina na Serra do Rio do Rastro, no município de Bom Jardim da Serra, a 1500 metros de altitude, onde 62 torres foram montadas, cada uma com 140 metros de altura, obra de uma empresa Argentina.
O parque em suas proporções pode gerar sozinho, energia para uma cidade no tamanho de Criciúma, a previsão é de quem em poucas semanas a obra se finalize, e a Serra Catarinense além de passar a ter um novo cartão postal, produzirá energia limpa e sustentável.

O levantamento de campo que resultou no Mapa Eólico do Brasil, identificou 03 (três) áreas no Estado de Santa Catarina favoráveis à implantação de usinas de energia elétrica eólica, pela regularidade e intensidade de ventos, localizadas nos municípios de Laguna, Bom Jardim da Serra e Água Doce.
O interesse pela atividade, como fonte alternativa de geração de energia elétrica, iniciou em janeiro de 2002, através das Centrais Elétricas de Santa Catarina, que protocolou junto a esta Fundação pleito de Licença Ambiental Prévia para a Usina Eólica de Bom Jardim da Serra, naquele município.
Em que pese ser a atividade caracterizada por baixo impacto ambiental, tanto na implantação quanto na operação, traduzia, á época, empreendimento inédito em Santa Catarina, o que motivou a busca de informações pertinentes em Estados que utilizavam essa tipologia energética, como forma de adquirir subsídios para o licenciamento ambiental. 

Fonte: blog de energia eólica -sc
Postado por: Alice Rosa da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário